Obrigado..

Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .

Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.

Amém!

_______________________________________

“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de um futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)

O tal.....gerúndio!


   É preciso cuidado para que o combate ao gerundismo não torne marginais os usos legítimos de locuções com gerúndio.....CUIDADO!!!!
   O uso indiscriminado do gerúndio "a endorreia", o emprego viciado de formas como : "vou estar passando o recado", pode estar longe de ser erradicado, mas já tem um vítima involuntária: o próprio gerúndio.
   O exagero do combate, no entanto, pode levar a distorções comunicativas. O gerundismo é considerado, por exemplo, pouco econômico. Afinal, é mais longa a construção "vou estar conversando"do que o futuro simples "conversarei" ou o composto "vou conversar".
   Em sua forma simples, o gerúndio expressa uma ação em curso, que pode ser simultânea à do verbo da oração principal ou anterior/ posterior a ela.
   "Estou desistindo" diz que está em curso o processo de desistência. Anuncia um evento que durará algum tempo para ser concretizado.
    Em formas compostas, com dois verbos, o geúndio pontua uma ação duradoura quando acompanhado do infinitivo de verbos auxiliares (estar, andar, ir e vir) e indica ação concluída antes da expressa pelo verbo da oração principal.
   "Tendo concluído a prova, ele a entregou ao professor". A ação concluída antecipa a entrega da prova.
   "Ele está falando alto demais". A forma dada ao verbo "falar" indica a ação como presente e com tendência continuativa.
   "Ele anda acordando sem ânimo". A ênfase da ação duradoura é na intensidade ou na insistência de um acontecimento.
   "A cada dia, os filho vão rezando pela saúde do pai". O verbo 'ir' assinala uma ação progressiva em direção a um aqui e agora.

   É cedo para garantir que não haverá neutralização da distinção semântica que define o gerundismo como inadequado. Mas há domínios em que até ele é legítimo. O desafio, então, é familiarizar as pessoas com o registro adequado ao grau de formalidade exigido em cada situação.

Nenhum comentário: