Obrigado..

Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .

Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.

Amém!

_______________________________________

“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de um futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)

Como Elaborar seu Projeto:

Segue algumas dicas para você, estudante, elaborar seu projeto de pesquisa. Este texto foi retirado da 4º edição do Workshop de Elaboração de Projetos Culturais do Estado da Bahia. Achei muito interessante. 
Aproveite!


1. APRESENTAÇÃO/ DESCRIÇÃO OU INTRODUÇÃO:

O QUE É: Descrição do objeto do projeto. O objeto pode ser uma ação, uma atividade ou um produto cultural.

COMO FAZER: A apresentação, descrição ou introdução é uma síntese do seu projeto. Comece com um histórico do objeto, descreva
como surgiu a ideia de realizá-lo, qual a sua importância e seus principais objetivos, o número de pessoas envolvidas, a qual público ele se destina e, finalmente, em que período e local ocorrerá.
MUITA ATENÇÃO: A apresentação deve ser revisada após finalizados os outros itens do projeto ou então deverá ser o ÚLTIMO item a ser escrito.

Perguntas norteadoras:

• O que é o projeto?

• Qual seu objetivo geral?

• Quais são os principais envolvidos?

•Qual o público-alvo?

• Quando e onde será realizado?

2. JUSTIFICATIVA:


O QUE É: Apresentação das razões para a realização do projeto.

MUITA ATENÇÃO: Além de explicitar as razões pelas quais se tomou a iniciativa de realizar o projeto proposto, é preciso ENFATIZAR quais CIRCUNSTÂNCIAS favorecem a sua execução, o JUSTIFICAM e o DIFERENCIAM, e também quais suas CONTRIBUIÇÕES para o desenvolvimento cultural do público ao qual se destina ou da localidade/região na qual se insere.

COMO FAZER: Este é o momento de convencimento da importância do projeto e da capacidade do proponente em realizá-lo. Cuidado para não se perder em detalhes que não estão diretamente vinculados ao projeto. 
LEMBRE-SE que o projeto deve ser justificado culturalmente. Dê ÊNFASE a seus principais atributos tais como, CRIATIVIDADE, CONTEMPORANEIDADE,TRADIÇÃO,IRREVERÊNCIA,POPULARIDADE,entre outros.
 Perguntas norteadoras:

Em que contexto se insere o projeto?

• Qual sua importância neste contexto?

• Por que foi pensado e proposto?

• Qual seu histórico (se houver)?

• Qual seu diferencial?

• Qual a experiência do oponente?

• Já foram desenvolvidas outras ações para o público-alvo do projeto pelo proponente?

3. OBJETIVOS:


O QUE É: Indicação dos resultados que se pretende atingir, dos produtos finais a serem elaborados, bem como dos benefícios da ação ou atividade cultural, se possível a curto, médio e longo prazo.

COMO FAZER: Faça um pequeno parágrafo com o OBJETIVO GERAL e organize em tópicos os ESPECÍFICOS.

Os OBJETIVOS ESPECÍFICOS geralmente iniciam com um verbo e devem ser claros e sucintos.

Muita atenção: O objetivo geral corresponde ao produto final do projeto. Já os objetivos específicos se configuram como ações que contribuirão para alcance e para complementar o objetivo geral.
Perguntas norteadoras:

• O que pretende com o projeto?

• Para que foi pensado e proposto?

• Quais são os benefícios culturais, sociais e econômicos derivados do projeto?

VERBOS PARA ELABORAÇÃO DE OBJETIVOS

A)Objetivo Geral: (cognitivo)



Administrar, Aprimorar, Delegar, Fazer, Recitar,  Afirmar, Avaliar, Demonstrar, Formular, Resolver,  Analisar, Calcular, Distinguir, Identificar, Saber Aprender, Compreender, Entender, Integrar, Transferir,  Aplicar, Constar, Enumerar, Interpretar,  Apreciar, Construir, Escrever, Propor.


EXEMPLO:

- ANALISAR os problemas sociais sob os mais diversos temas.


B) Objetivo Geral: (afetivo)


Aceitar,  Cooperar,  Gostar,  Oferecer,  Acompanhar, Demonstrar,  Manter, Participar,  Apreciar, Elaborar, Mostrar,  Reconhecer , Completar,  Escutar, Obedecer,  Ter.


EXEMPLO:

-ACOMPANHAR determinado grupo social reconhecendo as diferenças existentes.

C) Objetivo específico:


Anotar, Apontar, Caracterizar, Calcular, Coletar, Determinar, Deduzir, Definir, Descrever, Detectar, Discriminar, Distinguir, Dizer, Desdobrar, Expecificar, Aumentar, Explicar, Estruturar, Estabelecer, Escolher, Elaborar, Exemplificar, Formular, Grupar, Identificar, Indicar, Listar, Planejar, Preparar, Relacionar, Responder, Representar, Transferir, Aplicar, Assimilar, Classificar, Contrastar, Diferenciar, Enunciar, Escolher, Exemplificar, Listar, Formular, Localizar, Responder, Resolver, Selecionar, Sintetizar.

EXEMPLOS:


-OBSERVAR a importância de se preocupar com os problemas cotidianos;

- COMPREENDER as interferências causadas na sociedade pelas mudanças políticas;

- CONTEXTUALIZAR as ações do homem no tempo em seu mundo contemporâneo;

- PERCEBER a diversidade e as particularidades culturais existentes dentro duma mesma sociedade;

- APONTAR soluções para as mazelas sociais.

4. METAS E RESULTADOS


O QUE É: Apresentação dos resultados a serem atingidos pelo projeto.

COMO FAZER: Volte ao item “objetivos” e tente traduzi-lo em resultados práticos ou produtos, que possam ser vistos ou experimentados. Busque resultados, se possíveis quantificáveis, para cada objetivo específico, analisando os que, de fato, são viáveis de se concretizarem.



MUITA ATENÇÃO: Os resultados devem ser mensuráveis e revelar o alcance dos objetivos específicos. Sempre que possível apresente dados quantitativos, tais como: número de espetáculos ou mostras, público atingido, cidades abrangidas, etc.

Eles serão os indicadores para a verificação do cumprimento do projeto e sua avaliação.

PERGUNTAS NORTEADORAS:

• Quais são as METAS a serem atingidas a partir dos objetivos do projeto?

• Quais os RESULTADOS FINAIS do projeto?
 
 
5. PÚBLICO ALVO:


O QUE É: Identificação do(s) público(s) ao qual o projeto se destina, presumindo, sempre que possível, uma quantidade direta e indireta do público a ser atingido.

COMO FAZER: Alguns aspectos podem auxiliar na definição do público: onde o projeto será desenvolvido, a linguagem a que se refere (artes visuais, dança, musica, teatro, etc), sua proposta (experimental, popular, massiva, erudita, etc), entre outros. Se o proponente conhecer seu público pode ainda detalhar aspectos como faixa etária, área de atuação, condições de vida, etc.

As características do projeto ou mesmo a trajetória do proponente podem já ter ou indicar um determinado público, que já possua um envolvimento com a ação ou atividade cultural proposta ou, ao contrário, a desconheça ou não tenha acesso e possa dela se beneficiar de alguma forma.



Perguntas norteadoras:

• Para quem o projeto foi pensado e proposto?

• Quais são as características (perfil) do público pretende atingir?

• Qual a estimativa de público?

6. ETAPAS DE EXECUÇÃO


O que é: Detalhamento das etapas de realização do projeto.

Como fazer: Para ELABORAR a Estratégia de ação volte aos itens “objetivos” e “resultados previstos” e liste todas as atividades que serão necessárias para atingi-los. ORDENE as ações por etapas de realização e preveja o tempo de duração de cada uma. LISTE também os serviços a serem desenvolvidos em cada etapa.

Muita atenção: A estratégia de ação do projeto deve ser coerente com os itens “orçamento” e “cronograma”. Ela demonstra a capacidade de administração do proponente.

 
Perguntas norteadoras:

• Qual a programação do projeto?

• Como ele será realizado? Existem etapas distintas? Quais?

• Quem são os responsáveis por cada etapa? Que atividades desenvolverão?

7. Avaliação dos resultados:


O que é: APRESENTAÇÃO de indicadores para avaliação do projeto.

Como fazer: Volte ao item “resultados previstos” e tente identificar que ações auxiliam para checar os resultados.

Pode ser através de questionários de pesquisa de público, de clipagens de materiais de imprensa, de entrevistas, etc.

Muita atenção: Os indicadores servem para comparar os “resultados previstos” com os resultados reais do projeto e permitem avaliar se o projeto foi bem sucedido. Eles podem ser quantitativos: número de participantes, espetáculos, beneficiados, etc; ou qualitativos: análise da divulgação, da satisfação do público e da verba total do projeto.

Perguntas norteadoras:

• O que precisa ser avaliado?

• Como pode ser avaliado?

• Como será apresentada esta avaliação? E para quem?

8. Cronograma:


O que é: O cronograma situa no tempo as ações ou procedimentos necessários para a realização do projeto. Deve ser

apresentado em forma de tabela, por itens e não em texto.

Perguntas norteadoras:

• Em que período as ações/etapas do projeto serão realizadas?

• Quanto tempo durará cada etapa?


9. REFERÊNCIA:

Fontes bibliográficas utilizadas na elaboração do projeto. Livros, revistas, sites, artigos, etc…

10. ANEXO:

Aqui serão apresentados:gráficos, tabelas, fichas de entrevistas, imagens, etc…







Nenhum comentário: