Educar é construir pontes, é pegar o amanhã pela mão e falar: "Hey!!! eu estou contigo", é ensinar e aprender, mostrar que a borboleta era uma lagartinha antes de voar e que a paz é muito mais que o assunto da moda. Educar é fazer mais que construir a ponte é ser toda ela em solidez e sinceridade...
Obrigado..
Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .
Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
Amém!
_______________________________________
“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de um futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)
Charlie Chaplin
Prof. Esp. Fiorella Sozim Polini
Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e iniciou sua carreira como mímico, fazendo excursões para apresentar sua arte.
Conhecer um pouco sobre a vida e obra de Chaplin, é descobrir um mundo da literatura que caiu no “esquecimento”, afinal, com tanta tecnologia, o por quê se deter em livros empoeirados, filmes preto e branco, cinema mudo. Com o objetivo de desempoeirar o grande autor e também ator é que se propõem desenvolver este projeto.
Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos, oprimido e engraçado, este personagem denunciava as injustiças sociais. De forma inteligente e engraçada, este grande artista sabia como fazer rir e também chorar. É neste rir e chorar, que pretende-se resgatar a beleza incultida na sua obra, como ele mesmo dizia:
“Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror. Os bons filmes constituem uma linguagem internacional, respondem à necessidade que os homens têm de alegria, de piedade e de compreensão. São um meio de dissipar a onda de angústia e de medo que invade o mundo de hoje... Se pudéssemos pelo menos trocar entre as nações, em grande quantidade, os filmes que não constituem uma propaganda agressiva, mas que falam a linguagem simples dos homens e das mulheres simples... isso poderia contribuir para salvar o mundo do desastre."
A obra de Charles Chaplin supera o mundo da aprendeizagem, por ser uma obra antiga, mostra-se presente através de suas citações.
A interdisciplinariedade estará presente neste trabalho, o qual será desenvolvido durante o segundo trimestre.
A análise de seus filmes, destacando as principais consequências do processo de industrialização, com suas modificações nas estruturas políticas, sociais e culturais. (urbanização; disputa de mercados ;teorias sociais; modos de produção capitalista e comunista; 2ª guerra Mundial; pós-guerra; bipolarização); as regiões de desenvolvimento da industrialização; a análise do filme “O Vagabundo”;
Em específico nas disciplinas:
Inglês - com possíveis diálogos nos filmes mudos, citações para análise, interpretações de textos e música;
Português - O desafio de ser comum. Refletir sobre o tema VALORES: beleza exterior e tantos outros valores socialmente preciado X beleza interior e valores interiores , não tão visíveis socialmente, mas de grande importância para a convivência diária; Comparar os heróis do cinema hollywoodiano - associados à idéia de perfeição e de invencibilidade- ao individuo comum e anônimo- dotado de grande riqueza interior- presente nos seus filmes.
OBJETIVOS
• Fazer com que o aluno através da vida e da obra de Charles Chaplin, entenda o mundo pós-revolução industrial e identifique toda a poesia e crítica ao sistema e sociedade da época.
• Apresentar atividades criativas .
• Pontuar acontecimentos interessantes da vida e obra de Charles Chaplin.
• Compreender a linguagem aplicada no cinema mudo.
• Conhecer as obras mais famosas de Charles Chaplin e como elas influênciaram a sociedade da época.
DESENVOLVIMENTO
O primeiro passo para o desenvolvimento do projeto, será a decoração da escola com imagens (chapéus, botas e bengalas), símbolos estes que identificam o ator.
Será solicitado para que cada aluno adquira uma pasta, simple de papelão, para que arquivem materiais referentes a vida e obra do ator.
Durante o segundo trimestre várias atividades de conhecimento serão desenvolvidas , tais como: confecção de cartazes com citações, análise das trilhas sonoras dos filmes, pequenos trechos do cinema mudo (linguagem utilizada).
Cada turma, no final do projeto, deverá realizar uma apresentação de alguma obra de Charles Chaplin, através da dramatização (teatro, citação, música), ficando a critério de cada turma. Será criado um juri para escolha dos três melhors trabalhos, criando- se aqui o Troféu Charles Chaplin 2010 (certificado de participação).
Pretende-se também realizar uma sessão de cinema escolar, com as obras de Chaplin, convidando a comunidades escolar: pais, alunos e colaboradores do CSF para participarem.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação dos alunos e um relatório, que deverá ser entregue no final do trimestre, propõe- se aqui, que os relatórios sejam avaliados por todos os professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário